As modalidades de pavilhão amadoras receberam luz verde da Direção Geral de Saúde para o seu reinício de modo a preparar a temporada 2020/21. As primeiras equipas a poderem regressar são as equipas seniores, cujo início dos treinos poderá arrancar a partir de 01 de agosto.

Na reunião da passada sexta-feira, 10 de julho,  em que estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Direcção Geral de Saúde e das 5 Federações, foi finalizada a análise ao Protocolo Orientador de Regresso aos Treinos e Competições – Covid-19 e concluiu-se que, durante a actual fase de treino condicionado, é permitida a partilha de bola nas modalidades colectivas de pavilhão, desde que garantida a sua repetida limpeza e desinfecção mantendo-se a regra do distanciamento de 3 metros entre praticantes. Estas e outras medidas de prevenção serão publicadas na actualização à Orientação nº 030/2020 da DGS, que está a ser finalizada por este organismo.

As competições de equipas seniores estão previstas ter início a partir de 22 Agosto de 2020, sem público, o que, a verificar-se, implicará que o treino sem restrições para este escalão poderá ter início a partir de 1 de agosto 2020. As equipas de formação continuarão na actual fase de treino condicionado, aguardando pelo resultado da avaliação da retoma gradual dos escalões seniores.

A possibilidade de retoma da competição sénior a partir de 22 de Agosto tem primordial importância também para os compromissos internacionais das Selecções Nacionais, por forma a permitir a sua adequada preparação para a representação nacional.

Estas datas carecem ainda de serem aprovadas pelo Conselho de Ministros e publicadas em Resolução do Conselho de Ministros até ao final de Julho.”

Pode ler-se no comunicado emitido pelas Federação de Andebol de Portugal, Federação Portuguesa de Basquetebol, Federação Portuguesa de Futebol, Federação de Patinagem de Portugal e Federação Portuguesa de Voleibol.