A Associação de Futebol de Beja, em comunicado, vem dar por concluídas todas as provas que ainda se encontravam suspensas, 1ª Divisão Distrital, 2ª Divisão Distrital e Taça Distrito de Beja em Futebol 11 e Taça Distrito de Beja em Futsal.

O comunicado esclarece época desportiva 2019/2020, sem vencedores (para além daqueles cujos trófeus já se encontravam atribuído) e fixando, no caso dos campeonatos, como definitiva a tabela classificativa estabelecida à data de suspensão das competições.
Para um comunicado futuro a AF Beja, deixa as consequentes implicações desportivas, tais como subidas e descidas, depois de ouvidos os clubes e de acordo com outras decisões que a Federação Portuguesa de Futebol possa divulgar sobre esta matéria.

“Na sequência da deliberação da Federação Portuguesa de Futebol do dia 08/04/2020, relativa ao cancelamento das provas de seniores, a Associação de Futebol de Beja deliberou o seguinte, considerando:

– que em virtude da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública necessárias para a realização de treinos e jogos, sendo impossível antever se tais condições estarão reunidas ainda durante a presente temporada;

– que em primeiro lugar está a saúde dos nossos atletas e das respetivas famílias e que é essencial preservarmos a saúde de todos;

a Direção da AFBeja deliberou CONCLUIR, com efeitos imediatos, todas as provas distritais de futebol e futsal nos escalões seniores ainda não concluídas, relativas à época desportiva 2019/2020, sem vencedores e fixando, no caso dos campeonatos, como definitiva a tabela classificativa estabelecida à data de suspensão das competições.

A deliberação da AFBeja mantém como válidas as competições terminadas antes da suspensão de provas anteriormente determinada, com os respetivos títulos atribuídos aos vencedores.

Oportunamente será emitido Comunicado Oficial respeitante às consequentes implicações desportivas, tais como subidas e descidas, depois de ouvidos os clubes e de acordo com outras decisões que a Federação Portuguesa de Futebol possa divulgar sobre esta matéria.

Nenhuma deliberação a tomar seria boa para os agentes desportivos e para o saudável desenrolar das competições, contudo, a AFBeja entende ser esta a solução adequada.

Não sendo esta uma solução que possa agradar a todos, lembramos que ninguém aprova a pandemia da COVID-19, e devemos manter-nos unidos na luta para que rapidamente tudo volte à normalidade e com mais força.”