A rubrica “Clubes com História” irá trazer até si, semanalmente, um pouco da história dos clubes que fizeram a história do Desporto Rei no distrito de Beja.

Uma parceira “DistritalBeja” com o projeto “Futebol Total” de Victor Sousa. Esta semana falaremos sobre o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Safara.

O Grupo Desportivo da Casa do Povo de Safara, foi fundado em 1975, iniciou a sua participação pelos campeonatos distritais do Inatel, chegando ao futebol federado na temporada 1984/85, para disputar a Série A da 2ª Divisão Distrital. Permaneceu na competição até à temporada 1991/92, onde abandonou as competições federadas, regressando aos campeonatos do Inatel, onde a sua última participação remonta à temporada 2009/10.

A partir da temporada 1994/95 os escalões de formação fazem parte da estrutura do clube, participando com equipas de infantis, iniciados, juvenis e juniores nas competições federadas, com a última participação a nível de formação a remontar à temporada 2010/11 com os escalões de infantis e juniores.

Na temporada 2012/13 regista-se a última participação nas provas da Associação de Futebol de Beja, com a participação no Campeonato Distrital de Futsal Masculino.

No que ao futebol diz respeito, o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Safara, foi desde o ano 2012/13 pelo Rituais D’ Aldeia CF (FC Safara) que participa no Campeonato Distrital do Inatel.