A rubrica “Clubes com História” irá trazer até si, semanalmente, um pouco da história dos clubes que fizeram a história do Desporto Rei no distrito de Beja.

Uma parceira “DistritalBeja” com o projeto “Futebol Total” de Victor Sousa. Esta semana falaremos sobre a Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense.A Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense foi fundada no ano de 1981, iniciando a sua participação no que ao futebol diz respeito com a participação nos campeonatos distritais do Inatel de Beja.

Na temporada 2000/01 atinge o ponto mais alto da sua história ao alcançar a final nacional do INATEL, caindo na final perante o CCD Pigeirense de Aveiro nas grandes penalidades por 4-2, depois de uma igualdade a zero no tempo regulamentar.

Pigeirense . ACDR Zambujeirense 2000.01_1

 

Na temporada 2002/03 entrou pela primeira vez e única nos campeonatos federados da Associação de Futebol de Beja, onde é o filiado número 87, tendo na temporada de estreia garantido a subida de divisão ao “Distritalão”.

Contudo não viria a consumar a subida de divisão, uma vez que o clube não apresentava campo próprio, treinando no Campo do Malavado e disputando os seus jogos oficiais no Campo das Figueiras em São Teotónio.