A rubrica “Clubes com História” irá trazer até si, semanalmente, um pouco da história dos clubes que fizeram a história do Desporto Rei no distrito de Beja.

Uma parceira “DistritalBeja” com o projeto “Futebol Total” de Victor Sousa. Esta semana falaremos sobre o Grupo Desportivo da Sociedade Recreativa União Vilafradense.

O Grupo Desportivo da Sociedade Recreativa União Vilafradense, nasce em 1976 como seção da, Sociedade Recreativa União Vilafradense cuja sua fundação é datada do ano de 1927.

Além da sua participação federada o clube contou ainda com passagens pelos campeonatos do Inatel de Beja, depois de ter feito a sua estreia nas competições federadas na temporada 1976/77, disputando a 1ª Divisão Distrital, onde se manteria na temporada 1977/78.

Seguiu-se uma temporada de interregno nas provas federadas, com o regresso a acontecer na temporada 1979/80 para disputar a 2ª Divisão Distrital, ainda que de forma pontual. O maior período dentro dos quadros da Associação de Futebol de Beja, onde é o filiado número 21, decorreu entre as temporadas 1984/85 e 1989/90 onde permaneceu cinco temporadas a disputar a 2ª Divisão Distrital.

O clube encontra-se atualmente em atividade com uma equipa de dardos e snooker.