A rubrica “Clubes com História” irá trazer até si, semanalmente, um pouco da história dos clubes que fizeram a história do Desporto Rei no distrito de Beja.

Uma parceira “DistritalBeja” com o projeto “Futebol Total” de Victor Sousa. O primeiro emblema será o Grupo Desportivo do Roxo.

O Grupo Desportivo do Roxo, foi fundado em 1975, na freguesia de São João de Negrilhos, concelho de Aljustrel, iniciando a sua história com a participação no Campeonato Distrital do Inatel, devido à sua origem no seio de uma fábrica de tomate, da Cooperativa Hortofrutícola do Roxo, com origem em 1967.

Fechada a fábrica, que hoje é um polo industrial de uma fábrica de tubagens de cimento
(TRANSAQUA), o clube desapareceu. O campo, quase desaparecido, ainda se encontra junto da fábrica, sendo até propriedade da Cooperativa então existente.

As suas cores eram o roxo e branco e foram registado com o código de FPF número 1269, sendo o filiado 31 da Associação de Futebol de Beja, onde participou nas competições séniores masculinas nas temporadas 1977/78, 1978/79, 1979/80, competindo no escalão máximo a 1ª Divisão Distrital.