As equipas do ACD Penedo Gordo e CD Praia Milfontes defrontam-se este domingo, em partida da 1ª eliminatória da Taça de Portugal.
A equipa do ACD Penedo Gordo, estreia-se na prova rainha do futebol nacional depois de na última temporada ter alcançado o 2º lugar na 1ª Divisão Distrital. 
Na presente temporada o plantel continua a ser orientado por António Calatróia, que tem como adjuntos José Amador e Diogo Runa, sendo constituído por 25 jogadores nos quais se registam seis entradas.
O plantel é constituído pelos guarda-redes Filipe Pimenta, João Barriga (ex-CCD Bº Conceição) e Pedro Mendes (ex-Despertar SC), os defesas Igor Conceição, Hugo Venâncio, Pedro Marciano, Ricardo Caveira, Francisco Alves (ex-Despertar SC) e Carlos Nobre (sem clube), os médios Paulo Graça, Tiago Capitão, Lucas Teixeira, João Caçoila, Vasquinho, Duarte Farias e Filipe Velhinho, e os avançados Miguel Facaia, Miguel Guerreiro, Gonçalo Torrão, Luís Serafim, Diogo Campaniço, Chico Gonçalves, João Pardal, Igor Pires (ex-Despertar SC) e Telmo Facaia (ex-Louredense FC).
Durante a presente pré-temporada disputou 5 partidas, somando três vitórias, um empate e uma derrota.
Quanto ao CD Praia Milfontes, participa pelo segundo ano consecutivo na Taça de Portugal, sendo que garantiu o acesso à competição depois de conquistar a Taça Distrito de Beja. A turma do litoral alentejano continua a ser orientada por Fernando Candeias tendo o seu plantel composto por 20 atletas, sendo eles os guarda-redes Ricardo Soares e Tiago Mendes (ex-GD Renascente), os defesas Sambou, Marcos Gonçalves, João Chambel, Henrique Martins, Élio Gonçalves e Rogério Melo (ex-SC Odemirense), os médios João Soares, Marllon Mesquita, Tomás Fortuna, Paulinho, Tossy, Danny e Bernardo Mateus, e os avançados André Ribeiro, Mikó, David Custódio, Valter Tairo e Sandro Guerreiro (ex-SJ Cercalense).
Na pré-temporada a equipa de Vila Nova de Milfontes apenas realizou um encontro amigável, vencendo por 6-0 o FC Albernoense.
Estão lançados os dados para o “derby distrital” na 1ª eliminatória da Taça de Portugal que se espera emotivo e com resultado incerto.
A partida contará com a arbitragem de Marcos Brazão da AF Algarve, tendo o seu início agendado para as 17h00 no Campo de Jogos Carolina Almodôvar Fernandes, em Penedo Gordo.