O Campeonato Nacional de Iniciados, viu neste temporada 2018/19, a representação do distrito de Beja restrita somente ao Despertar SC, depois de nenhum clube ter aceite o convite para disputar a prova nacional.
Contundo, a prestação do Despertar SC foi histórica, iniciando-se logo na primeira fase ao alcançar o 2º lugar da Série F, com 25 pontos, num total de oito vitórias, um empate e duas derrotas.
O segundo lugar garantiu o apuramento para a 2ª fase da competição, sendo acompanhado por CD Cova Piedade, Lusitano GC e Portimonense SC, juntando-se a estes SL Benfica, Sporting CP, Real SC e CF “Os Belenenses”.
Frente a algumas das melhores escolas de formação do país os jovens do “Rasga” tiveram uma excelente prestação destacando-se o empate a uma bola na Academia de Alcochete em partida da 3ª jornada.
No final da competição 5º lugar na Série Sul, com 15 pontos, resultado de quatro vitórias, três empates e sete derrotas, e uma promoção dos valores do Baixo Alentejo. Muitos dos integrantes da equipa encontram-se a ser seguidos pelos principais clubes nacionais.