Após a pausa natalícia e de ano novo, o “Distritalão” está de regresso para a 13ª jornada e última da 1ª volta, numa jornada que contará com um vasque leque de partidas interessantes e que poderão causar diferenças em todas as lutas no campeonato.
Iniciamos pelo jogo grande da jornada com o SC Odemirense a receber o CF Vasco Gama, em jogo para o lado dos forasteiros estará o desejo de não deixar o trio das equipas da frente e quiçá até aproximar-se deles, do lado dos da casa o desejo de se poder isolar no quinto lugar e assim vislumbrar uma oportunidade de poder aproximar-se da dianteira, num momento em que a luta pelo título parece resumida a quatro emblemas. 
Ora na liderança segue o CD Almodôvar que recebe o vizinho FC Castrense “B” num jogo que não trará em perspetiva grandes dificuldades para a turma de Sandro Almeida que procura terminar a 1ª volta na liderança da competição, que reparte com o SCM Aljustrelense que também jogo dentro de portas perante o FC Serpa, equipa que após a troca de treinador tem vindo a melhorar e a subir na classificação e poderá trazer muitas dificuldades aos tricolores.
Para fechar o grupo da frente o CD Praia Milfontes desloca-se à Vila Museu onde terá pela frente um CF Guadiana que reparte o quinto lugar da classificação, naquele que promete ser um jogo marcado pelo equilíbrio e onde apenas a vitória interessa para as duas equipas.
Nesta ronda também em destaque o encontro entre Piense SC e ACD Penedo Gordo equipas que juntamente com SC Odemirense e CF Guadiana, repartem o 5º lugar na tabela classificativa com 19 pontos, numa partida que deverá ser pautada pelo equilíbrio num autêntico jogo de “tripla“.
Restam dois encontros nesta 13ª jornada com o confronto entre último (Despertar SC) e o penúltimo (CA Aldenovense) a poder ditar um novo lanterna vermelha ou a fuga aos lugares de perigo, enquanto na Cabeça Gorda, “Ferróbico” e GD Renascente medem forças num encontro entre equipas que procuram somar pontos para fugir à linha de perigo.
Todos os encontros se encontram agendados para o próximo domingo, 07 de janeiro de 2018, a partir das 15 horas.